Shosholoza!!!

 

Eu já sabia - Antes do jogo, fazendo 3 com a mão

Minha mãe me pediu encarecidamente para não xingar mais(ou pelo menos não muito) nos meus posts aqui no blog. Segundo ela eu estava usando muito palavrão e ela ficava com vergonha de falar para as pessoas lerem meu blog. Então, em consideração a ela, eu peço: mãe, não leia o post de hoje! Ou pelo menos não a primeira metade. 

Volto aqui já um pouco após uma VITÓRIA do Brasil com direito a Gol de Pelé do Luís Fabiano (embora com um pequeno toque de Maradona). Dessa vez voltei sem voz para a casa de tanto gritar, mas quero parar um momento para reclamar mais uma vez das músicas da torcida Brasileira. Olê Olê Olê Olê Brasil, Brasil não dá!!! A cada vez que a torcida puxava isso eu jurava que seria a última vez que eu acompanhava (apenas para acompanhar de novo minutos depois). O que mais me irritou é que dessa vez eu me esforcei. Até puxei um “Arerê, o Drogba só veio aqui pra se fudêêêê êê!”, mas foi em vão. Não consigo pensar em um grito mais perfeito pra estádio que esse. Do meu lado, mais um companheiro que sabia como é torcer no estádio puxou um “Chora marfinense, marfinense chora, pega a vuvuzela põe no c* e vai embora” mas esse eu até aceito que é complexo demais para nego acompanhar. Já o “Cadêêê Drogbaaa! Cadêêê Drogbaaa!” foi rapidamente se espalhando. Porra, essa merda nem no ritmo certo fica!!! Só por isso passei o resto do jogo cantando “Arerê o Drogba só veio aqui pra se fuder” a cada vez que eu passava em frente a uma camera. Se vocês ouviram isso na Band ou no SBT (sinceramente duvido que alguém assista o SBT na Copa) pode ter certeza que era eu cantando. A única vez que o grito meio que pegou, foi em frente a uma TV francesa. Uns 5 caras acompanharam o grito. Ainda acho que se fosse no Maraca se espalhava.

Torcer pro Brasil acabou de ficar mais barulhento

Ontem no jogo da Espanha comprei uma nova buzina. Dessa vez acoplada em um capacete. Já havia prometido isso para as pessoas do Brasil que me perguntavam se eu iria comprar uma vuvuzela. Nossa, muito chato essa corneta. Acho que agora eu me disponho das duas cornetas mais chatas da Copa.

Hoje, a copa passou de sua metade e chegou no 33o jogo (de um total de 64). Dá uma impressão triste que já começou a acabar. Prova disso é que já temos times eliminados que não jogam mais. Amanhã por exemplo eu tenho a manhã livre e não sei o que fazer com ela. Estou pensando em ir no Lions Park, mas era tão reconfortante quando eu dizia pro Sérgio que mais pra frente a gente iria ter tempo de ir no Lions Park sem nunca pensar que esse mais pra frente de fato chegaria.

Uma coisa que eu ainda estou impressionado e não me canso de elogiar é de como os Sulafricanos conseguiram fazer tanto nessa Copa com tão pouco. Por conta do frio, da grande dispersão da cidade e pela falta de hábito de sair de casa após escurecer, a Copa está até sendo menos festiva na cidade. Mas nos estádios a animação não falta. Só que isso já era esperado. É o respeito, a gentileza e simpatia que se sobressaem. Perdido de carro em Edenvale e parado pela polícia fiquei assustado, mas logo percebi que eles estavam apenas se oferecendo para me escoltar até o local pois perceberam que eu era um turista perdido. Ainda pediram que eu mostrasse minha buzina antes de irem embora rindo e nos desejando um bom jogo contra a Costa do Marfim.

Nos estádios, uma solução simples para a total ausência de transporte público. Criaram grandes áreas de estacionamento em locais a alguns quilômetros do estádio mas te oferecem onibus gratuitos andando em ruas exclusivas em quantidade suficiente para o jogo a partir destes locais. Muito se reclama da ausência de estacionamento no Morumbi, bastaria fazer você parar em Interlagos e conseguir chegar no estádio apenas através destes onibus.

E o melhor é que, tanto na entrada, quanto na saída destes locais, há gentileza e respeito das pessoas em situações impensáveis no Brasil. Se um carro tenta cortar uma fila eles simplesmente deixam. Não há sentimento de vingança ou revide no trânsito. Em muitos cruzamentos não há sinal, as pessoas respeitam a ordem de chegada dos carros para decidir, instintivamente, de quem é a vez de cruzar a rua. Mais impressionante ainda são os finais dos jogos quando todos saem juntos para pegar os onibus. Uma multidão sendo afunilada por corredores de grades. No entanto todos andando calmamente, sem empurra-empurra, levando mulheres e crianças aos estádios e muitas das vezes cantando. Até mesmo no final México x Uruguai onde milhares de sulafricanos, minutos após descobrirem que foram desclassificados da Copa, ficam parados na rua, esperando sua vez de entrar no onibus cantando Shosholoza e celebrando a Copa. Infelizmente minha internet aqui é ruim demais e eu tive que cortar e diminuir a qualidade do vídeo para conseguir o upload. Espero que dê pra ter uma idéia da situação.

Sinceramente, quem imaginava que o Brasil iria se safar facilmente por ter tido a sorte de sediar a copa depois da África do Sul, pode ir tirando o cavalinho da chuva. O brasileiro vai ter que melhorar muito para não passar a vergonha de fazer a Copa mais zoneada da história. Até agora é o que eu vejo acontecendo. E vale dizer que o orçamento total da Copa aqui foi de apenas 5 bi de reais (sendo 2 bi pagos pelo governo) incluindo reformas nos estádios e infra-estrutura enquanto no Brasil já se fala em R$ 30 bi de reais de orçamento(sabemos que isso dobra depois que começa a construir). E eu duvido que os estádios brasileiros cheguem ao nível dos estádios que foram construídos aqui.

Esse post foi publicado em Copa do Mundo, Viagem e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Shosholoza!!!

  1. May disse:

    Muito legal o vídeo! Se tivesse no meio dessa cantoria toda eu ia me sentir no Rei Leão 😛
    É claro que aqui vai ser a maior zona do mundo, tô respirando aliviada a cada vez que se excluí um pouco mais São Paulo da zona…As pessoas não entendem que em SP não cabe nem os negos que já vivem aqui…Sério. No jogo jogos que estão sendo ás 15h30 aqui eu fico com 2 horas A MAIS de trânsito pra voltar pra casa, quase não dá pra ver a porra do jogo, e no ônibus lo-ta-do, claro, tudo porque todo mundo sai ao mesmo tempo do trabalho. Imagine o jogo fosse AQUI!!!
    Medo…

  2. LPP disse:

    Mas é provavel q aumentassem o metro por conta da Copa

Deixe um comentário