Em defesa da torcida brasileira – #cantabrasil

Vocês sabem que eu sempre fui um dos críticos da torcida brasileira com seus gritos do nível de “É canja, é canja, é canja de galinha, arruma outro time pra jogar na nossa linha”. Mas hoje venho aqui a fazer uma pequena defesa aos nossos torcedores.

Matéria no Globo

Matéria no Globo

Não, não esqueci que vaiaram o hino do Chile e isso é imperdoável. Mas dá para ver o claro avanço da torcida e o esforço de pessoas comuns, literalmente como eu e você para que isso mude. E isso já foi reconhecido em matérias no Globo (foto ao lado), na ESPN Brasil, no Extra e para quem viu pessoas panfletando no jogo na reportagem da Ana Maria Braga hoje.

Desde o jogo contra Camarões, um movimento da Banda Verde Amarela começou a tentar fazer algo. Um amigo meu, Fábio viu e se ofereceu para ajudar. Em poucos dias já tínhamos arrumado umas 20 cabeças para fazer uma vaquinha e tirar fotocópias das novas marchinhas do Brasil. Após ensaios em Copacabana e na Savassi 2ª e 6ª a noite, pousamos em BH com quase 10 mil flyers para se juntar com outros que já haviam lá.

A Brahma também ajudou. Conseguiu que a Banda entrasse com instrumentos de percursão na área FIFA em volta do estádio e cedeu seus palcos na Savassi para os ensaios. No dia dos jogos, eles também panfletaram dentro do estádio um flyer da Bud com versões da música Explode Coração e Minha Camisa Amarela (Da-lhe Da-lhe Da-lheô).

E assim, meio que do nada, um bando de gente comum estava fazendo algo para mudar isso. E não foi fácil. Tive que correr de PM, fugir de fiscal da prefeitura que segurava meu braço e me filmava querendo me multar (pelo visto distribuir panfletos é proibido por lei municipal em BH) e me esconder no meio da galera entrando logo no estádio para não perder a oportunidade de ver o jogo.

Acredite ou não, a única entidade que não encrencou comigo foi a FIFA. Duas representantes da instituição responsável pela fiscalização de marketing de emboscada vieram até a mim ver se havia alguma marca nos panfletos. Mostrei que não havia e elas liberaram eu distribuir mesmo dentro do Mineirão e ainda elogiaram a proposta e pegaram alguns panfletos para ela mesmo.

No campo, foi clara a evolução. O primeiro tempo para mim foi quase impecável. Explode Mineirão, na maior felicidade pegou. Eu sou brasileiro… só foi cantada depois de uma meia hora de jogo. E eu sequer ouvi a torcida do Chile que tão falando por aí, acho que foi coisa de microfone colocado perto deles para pegar os gritos. Explode coração pegou muito bem e foi puxada várias vezes. Já Da-lhe Da-lhe Da-lheô todo mundo canta essa parte mas não consegue cantar o resto ainda.

O 2º tempo foi bem diferente. O nervosismo passou a calar as pessoas e era difícil puxar um grito único no estádio onde cada um senta na sua cadeira marcada, separada e não pode haver instrumento de percussão.

“Fábio tentando puxar Minha Camisa Amarela (Da-lhe Da-lhe Da-lheô) no 2o tempo”

Ao separar os torcedores de forma randômica, fica impossível organizar um grito. No jogo do Vasco ou do Flamengo você tem a Força Jovem ou a Raça puxando e o resto acompanha. Você olha para o lado da torcida e sabe que dali vem o grito. Sua função é só ecoar.

E a proibição dos instrumentos de percussão só pioram. Pois eles ditam o ritmo da música. Fazem com que todos saibam qual é o ritmo para cantar. O pior é que, embora proibido, só brasileiro não consegue entrar com instrumentos. Já vi a “Banda loca” da Argentina com bumbo e bateria, já vi a torcida de gana com vários instrumentos coreografados e mesmo em Costa Rica x Grécia ontem no Recife você ouvia um trompete puxando.

A evolução existe, e BH foi o lugar certo para investir, já que se passarmos da Colômbia voltamos a jogar lá. Agora, sem uma ajuda mais forte dos patrocinadores como Brahma e Itaú fica difícil. Este último que ainda quer emplacar sua ótima, mas propagandeira música “Mostra sua força Brasil”. Só com pressão deles conseguiremos ter algum instrumento lá dentro, contratar animadores profissionais como o D’Artagnan para puxar o ritmo, pois se for para seguir o ritmo, acho que já estamos num bom caminho.

Fica aqui um apelo à Ambev, que tem apoiado o futebol brasileiro em geral para continuar e intensificar a ajuda. Só precisamos de ajudar a seleção chegar até a Final, pois no Maraca, deixa que a gente resolve!

Veja, aprenda e compartilhe abaixo as músicas da Banda Verde e Amarela

“Minha Camisa Amarela”

“Uma a menos que o Pelé”

“Sou Brasileiro”

“Vamos meu Brasil”

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Em defesa da torcida brasileira – #cantabrasil

  1. amanditando disse:

    Aqui, tá precisando escrever mais coisas pra me matar de rir. Pode ser? 🙂

    Bjim!

Deixe um comentário