Waka Waka – This is Africa

Uruguai 3 x 0 Africa do Sul - Vingança é um prato que se come NO frio

Completei hoje 1 semana de África e até agora cheguei a uma conclusão. Assistir futebol cansa! Nossa Senhora, como cansa! Não que seja chato não, longe disso, digo que cansa fisicamente mesmo. Tenho ido dormir as 11 da noite e perdido o café da manhã que vai até as 9. Acho que é por que meu corpo tem gasto 2000 Kcal só para me manter a 37 graus. Mas se for isso, ele tem falhado miseravelmente. Amanhã, no jogo do Brasil, eu vou vestir todas as roupas que eu trouxe para cá. No último foram 2 cirolas, calça jeans, blusa térmica, blusa de malha manga comprida, moleton do Brasil e Jaqueta de snowboard e parecia que eu estava pelado no frio. Isso por que fez zero graus, o que eu não entendi já que já peguei 2 graus em NY com menos roupa e tava tranquilo. Se bem que aqui venta muito e o vento mata!

Desde o último post fui no jogo dos Bafana Bafana e consegui a vingança prometida. Uruguai 3 a 0. Quem mandou os desgraçados torcerem pra Coréia do Norte. Com a segunda rodada vieram os gols. Argentina x Coréia foi o melhor jogo até agora em termos de futebol. Nele, devidamente vestido de hermano, fui confundido com argentinos por pelo menos 2 grupos de gringos que pediram para tirar foto comigo crentes que tiravam fotos com verdadeiros torcedores argentinos. Um deles, eslovacos, ainda quiseram trocar comigo a camisa deles pela minha do Maradona. Nem fudendo!

Eles crentes que estavam tirando foto com torcedores Argentinos

Aliás, ser confundido com pessoas de outros países tem sido uma constante nas minhas viagens. Na europa, todos achavam que eu era italiano. Mas aí eu até entendi que era pela minha maneira muito couture, muito Milão de me vestir. Agora aqui é meio estranho, pois meu carro tem 3 bandeiras do Brasil (1 no capô e 2 no retrovisor) e a gente ainda anda com uma quarta balançando para fora do carro e quando paramos no sinal nego vem perguntar de onde somos (???).

Ontem quando avisei que iria no EUA x Eslovênia riram de mim. Disseram que eu tinha comprado ingresso para qualquer coisa. E quem não foi perdeu o jogo mais emocionante da Copa até agora. 2 a 2 que deveria ter sido 3 a 2 pros EUA se o juiz não tivesse marcado “perigo de gol” quando os americanos marcaram o terceiro. Teria sido uma virada histórica.

Das minhas 4 previsões até agora, todas ainda tem chance de se concretizar. Grécia ainda está no pareo(ok, tem que vencer a Argentina pra se classificar), Camarões, Argérlia e África do Sul já estão praticamente fora, restando apenas Costa do Marfim e Gana com chances reais de classificação(e eu apostei que apenas Gana se classificaria). Os sulamericanos estão bem, e é bem provável que pelo menos 4 dos 5 passem para a próxima fase. Meu único erro foi dizer que Espanha ou Inglaterra seriam a decepção dessa Copa. Eu deveria ter dito Espanha E Inglaterra. França eu nem considerei pois nos bolões ninguém já apostava nela, então não dá para chamar de decepção.

Meu problema está com a Espanha. Puta merda eles perderem pra Suiça. Puta merda que se eles forem 2o enfrentam o Brasil já nas oitavas. Eu estava tão feliz com a perspectiva de pegar o Chile. Chile é garantia de goleada. O Chile já salvou o emprego do Dunga tantas vezes que eles meio que nos devem a derrota das oitavas. Não que eu não ache que a gente vença a amarelona da Espanha. Mas po, você quer correr tanta chance assim de ficar de fora já nas oitavas? Rola um deja vu com a Argentina em 90.

Sobre o país aqui em si, após uma semana, acho que já dá para dizer que Johannesburg é melhor do que qualquer cidade que eu conheço no Brasil. Mais organizada, trânsito melhor, mais limpa, mais bonita(não em beleza natural, mas em urbanismo) e menos pobre do que qualquer lugar que eu conheço por aí. E agora eu já andei pelo centro da cidade, já caminhei por quilometros na região não tão nobre em volta do Ellis Park e já dei uma olhadinha no Soweto. É pobre, mas é muito melhor do que o Complexo do Alemão por exemplo. Sem contar que tem bem menos morador de rua do que no Brasil. Já o bairro de Sandton por exemplo é bem mais rico do que qualquer lugar que eu me lembre aí. Parece um bairro inteiro, bem grande, igual a Oscar Freire em São Paulo. Lojas da Ferrari, Aston Martin entre outros produtos de luxo. Por onde você passa vê Mercedez. Até a polícia, anda de BMW por aqui. Podem dizer que estão escondendo a pobreza para a Copa, mas qual a chance do Brasil, mesmo na Copa, dar BMW para a Polícia e esconder toda a favela da Maré para quem chega no Galeão não ver? De contra, só mesmo a ausência de transporte público. Isso por que uns ingleses chegaram a comprar tickets do trem que te leva de Sandton para Soccer City e quando chegaram lá descobriram que o trem só fica pronto no final do ano. Quase cuspi meu café da manhã de rir quando eles nos contaram isso. Me fez me sentir em casa!

Emoção no Hino Argentino

Hoje tem Camarões x Dinamarca no frio dos infernos da noite de Pretória que é a capital e fica a menos de 1 hora de Joburg. A cidade parece Alphaville. Só mansões. Vou com meu chapéu e bandeira do Brasil. Duvido que haverão muitas outras por lá. Amanhã tem jogo do Brasil. Concentração pré-jogo no Brazilian Grill. Dependendo dos resultados da 2a rodada, sou a favor de deixar Portugal ganhar e ficar em 1o do grupo no último jogo.

Último aviso: Novas fotos já disponíveis no orkut. Como estou tendo problemas com a lentidão da internet aqui, por enquanto não to uploadando nenhuma no facebook.

Esse post foi publicado em Copa do Mundo, Viagem e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Waka Waka – This is Africa

  1. Tisf disse:

    Putz você vai assistir TODOS esses jogos!?!?

    Viu, amanhã faça algo bizarro pra aparecer na TV (não inclue cartaz com Cala Boca Galvão).

    Abs

  2. Paulinha disse:

    É, mas essa não-pobreza eu tenho a impressão queria bem concentrada apena na capital, não? Queria ver como são as outras cidades…

    Agora BMW pra polícia, REALMENTE é too much, porra….

  3. LPP disse:

    @ Tisf, po, filmaram do meu lado no jogo do Chile e da Holanda. Tipo, eu fui o 1o a nao aparecer nos 2 jogos

    @ Paulinha Agora já rodei várias cidades e mais de 5 mil KM no país. Tem pobreza, mas a impressão é q ainda é menos q o Brasil. Só agora em Cape Town deu pra ver um favelão enorme no nível Distrito 9.

Deixe um comentário