Tensão Pré-Copa

Só falta essa pra eu completar!

Só falta essa pra eu completar!

Demorou um pouco pra ficha cair, mas caiu. A Copa do Mundo está chegando e eu não consigo mais ignorar esse fato. Ela já ocupa pelo menos metade das minhas divagações diárias e, na falta de poder fazer qualquer outra coisa com relação a isso, resolvi escrever sobre.

Verdade seja dita, todo ano de Copa é assim pra mim. Normalmente começa bem antes, na Copa das Confederações, que é uma competição sádica da FIFA cujo único intuito é te deixar morrendo de vontade da Copa de verdade chegar logo.

Depois vem a preparação para o sorteio. Você faz uma planilha de excel que vai preenchendo com os times e vai formando automaticamente a tabela. Gasta dias e dias analisando os jogos e projetando os resultados, quase num Pré-Bolão.

Já fiquei sentido que desta vez eu estava em Vegas, e só pude parar por alguns minutos, entre um passeio ou outro para assistir o sorteio. Acabei por me privar daquele momento tão fundamental para a vida do ser humano quanto beber agua(ou no meu caso, Coca Zero).

Fiquei ainda longe daquele período entre janeiro e abril onde Nigéria x Eslováquia é um bom motivo para fingir uma doença no trabalho e ficar em casa vendo os Amistosos de Preparação para a Copa. O máximo que consegui foi assistir parte de Brasil x Africa, sem som, na tv da praça de alimentação de um shopping.

E a partir do momento que a Panini lança o álbum de figurinhas a Copa já começou. Não importa que eles colocaram o Ronaldinho Gaúcho no álbum pra vender mais figurinha em outros mercados. Completar o álbum é teu objetivo de vida no ano. Nada mais na tua vida importa enquanto você não tirar o Sun Heung-Min e completar a seleção da Coréia! E a Decepção só aumenta, a cada vez que você abre um pacote de figurinha e acha que conseguiu para logo depois perceber que era outro coreano com a mesma cara e nome.

O trabalho, a faculdade, a pelada no clube ou o almoço de domingo da família, nada mais tem sentido. Eles Se tornam apenas lugares ou ocasiões para se trocar figurinha.

Vem então os treinos da seleção. Você liga na Sportv e tem 3 comentaristas analisando o treino físico do Brasil enquanto os jogadores fazem polichinelo e correm em zigue zague em volta de cones. Aliás, falando em polichinelo, o que aconteceu com este exercício tão famoso por anos e anos ein? Desde quando o polichinelo saiu de moda? Vocês não tem a impressão que acordaram um dia e de repente, ninguém mais fazia polichinelo? Assim, do nada? Fim de uma era!

Mas bem, com ou sem polichinelo (eu preferia com, mas a gente vive com as decepções da vida) a Pré-Copa continua. Você passa então aqueles últimos 20 dias ouvindo o Casagrande e o Falcão comentando a desenvoltura do Kaká correndo em volta do gramado. Disposição de quem quer ser campeão!

E tudo isso culmina no ápice da preparação que é o Bolão! Foram meses de estudos, analisando os jogadores de cada seleção em seus clubes, o retrospecto da cada time nas eliminatórias e nós amistosos, até você ter certeza, como eu tive em 2006, que o Irã seria a surpresa da Copa da Alemanha e terminar vendo aquela sua prima de 7 anos que apostou em Alemanha 6 x 4 Gana ficar na tua frente.

Mas nada disso te desanima. O Bolão é quase o motivo pelo qual a Copa existe, ou alguém tem outro motivo para assistir Honduras x Coréia do Sul?

Lembro na copa de 2002 que nenhum jogo foi tão emocionante pra mim quanto Japão x Rússia. O jogo ocorreu lá pelas 2 da manhã e eu, brigando para ficar acordado pois havia apostado na vitória de 1×0 do Japão que me daria a liderança do Bolão. O problema todo foi que o Japão abriu o placar aos 4 minutos do primeiro tempo e eu tive de passar os 86 minutos seguintes torcendo contra os dois times. Nunca sofri tanto num jogo de futebol. Comemorava a cada impedimento como se fosse gol do Brasil.

E se, nesse tempo que estou longe do Brasil não posso manter minha tradição de assistir pela oitava vez Todos os Corações do Mundo (filme oficial da Copa de 94 que merecia o Oscar) me restou me virar com o que podia. Comprei uma revista portuguesa Quatro-Quatro-Dois que me falaram que via com o Guia do Mundial para descobrir que nas 11 páginas sobre o assunto, metade fala de samba e festa e a outra metade do novo game FIFA Soccer que a EA está lançando esse ano.

Consegui ao menos que a Ciça me trouxesse algumas Revistas Placar do Brasil, mas o tempo está ficando curto. Vou precisar parar um pouco com a leitura dos artigos para a tese de mestrado para poder dar a devida atenção nas notícias da seleção Belga e na renovação que o técnico está fazendo no elenco de Honduras.

Matar aula pra assistir a convocação da Bósnia? Pode sim! – Dollynho

Esse post foi publicado em Copa do Mundo, Cotidiano, Livro O Mundo por LPP e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário