Resoluções para 2012

Quem me conhece sabe que eu odeio qualquer tipo de baboseira como essa. Mas a verdade é que na falta do que fazer eu resolvi brincar disso ano passado e gostei da brincadeira. Percebi que tornar suas resoluções públicas ajuda e muito a atingí-las. Várias vezes no ano me peguei me cobrando por alguma meta não cumprida. Por isso, resolvi fazer a minha lista de 2012.

Mas antes, vamos dar uma olhada em como ficaram as metas de 2011:

1 – Correr uma Corrida de 10KM – Apesar da meta recorrente, não cumpri. E acabei deixando de correr depois que me mudei para Malásia. Mas é algo que ainda quero cumprir, portanto vira meta de 2012
2 – Correr uma Corrida de 5KM abaixo dos 30 minutos – Feito, logo na 1a corrida da Adidas do Ano. Fui a 29:21 e poderia ter sido abaixo dos 27′ se não fosse o calor infernal do Rio em janeiro. No último KM até parei e descansei caminhando um pouco.
3 – Começar a guardar grana pra comprar um AP pra mim – A meta 5 era 50K, conseguir bater e até ir além. Pena que os apartamentos subiram tipo 200K de preço e to mais longe hoje de comprá-los do que estava 1 ano atrás.
4 – Fazer um curso de fotografia – Não deu tempo de fazer antes, nem tinha como fazer na Malásia. Mas comprei vários livros e revistas e comecei a aprender. Tirar foto no modo manual eu já até sei, quero agora é melhorar na composição das fotos. Não vai pra meta de 2012.
5 – Fazer um curso de mergulho – Fiz 2. O Básico e o Avançado. E foi a melhor decisão dentre todas as que eu já tomei na minha vida! Todo ano vai ter alguma meta de mergulhos daqui pra frente.
6 – Ler mais livros – De todas as metas que não cumpri essa foi a que mais doeu. Li uns 6 livros no ano, mas longe da meta de 1 por mês. Como já tenho uns 8 comprados pra ler, vai ser meta de 2012.
7 – Conhecer pelo menos 5 novos países – Malásia, Cingapura, Vietnã, Camboja, Tailândia, China, Oman e Filipinas. O desafio era conhecer 7. Consegui completar 8.
8 – Pegar meu diploma do MBA de Finanças da Puc – Foi aos 49 do 2o tempo, quando muitos já davam o jogo como acabado, mas consegui. Formei e peguei o diploma. Pra nunca mais!
9 – Beijar alguém que eu nunca vi na vida – Cumprida. Foi mais fácil, ou melhor, mais rápido, do que o esperado. Engraçado que a expressão Meta 9 virou até apelido de menina para alguns conhecidos meus rs. Por isso, vou até manter a meta número 9 sempre como a meta do relacionamento
10 – Trabalhar em algo que eu nunca trabalhei antes – Não cumpri, por que não quis. Decidi ficar mais um tempo, até agora em meados de janeiro e então decidir o meu futuro.

Foram 6 de 10. Passei vai. Em engenharia e média é 5. Mas o que me importou mais foi que as metas mais importantes pra mim eu cumpri e apenas a da leitura eu realmente senti em não ter batido. Bem, feito a prestação de contas, vamos pras novas metas:

Resoluções de Ano Novo – 2012

1 – Voltar a correr 5km abaixo de 30 min e correr uma corrida de 10km – Eu parei de correr e quero voltar. Já me matriculei na Bodytech e volto essa semana pras aulas de running. Agora é manter o ritmo.
2 – Terminar o ano com pelo menos 100 mergulhos – Não vai ser fácil. Tenho 32 hoje. Faltam 68. Isso significa entre 5 e 6 mergulhos por mês. Se faço 2 mergulhos por dia num final de semana, são e média, um final de semana e meio por mês mergulhando. E isso é apenas a primeira das metas de mergulho que estão por vir. A idéia é virar Divemaster daqui 1 ou 2 anos.
3 – Conhecer 3 novos lugares em 3 continentes diferentes – Quis jogar um desafio aqui, já que sei que outros 7 países não serão viáveis. Pra facilitar um pouquinho, vou considerar cada uma das Américas, como um continente.
4 – Terminar o ano na casa dos 70kg – em janeiro de 2008 eu tinha 87 kg. Foram 9 embora no 1o ano, e em média 2 a mais por cada um dos 3 anos seguintes. Hoje vario entre 72kg/73kg. Tá bom, mas abaixar dos 70kg virou minha obsessão! E sem fazer dieta. Só maneirando e correndo.
5 – Ler pelo menos 1 livro por mês! – A meta tem que virar realidade. Vou me forçar a isso. Verdade que Guerra dos Tronos com volumes de 1000 páginas não ajudam na quantidade de livros lido. Mas esse ano eu bato essa.
6 – Postar pelo menos 4x por mês nos blogs (nesse e no Vida Ordinária somados) – Seriam 48 posts no ano. Dois a mais do que eu tive em 2011 com a diferença de que agora eu moro no Brasil e fica mais dificil postar. Pelo menos o Vida Ordinária ajuda a bater esse número com pelo menos metade dos posts.
7 – Juntar um pouco mais de grana – O objetivo é o mesmo do ano passado. O desafio é que esse ano não tem Malásia. E não vale juros de investimentos ou ganhos com ações na conta. É só economia mesmo!
8 – Ir num médico ver minhas costas – Há anos eu tenho lordose, escoliose e todas as oses que você pode ter nas costas. Nunca vi isso. Quase sempre, acordo com dores nas costas. Tá na hora de criar vergonha na cara e ver isso logo.
9 – Vagabundear um pouquinho mas namorar um pouquinho – 11 em cada 10 pessoas me sugeriram namorar como meta. Meu pai, minha mãe e minha irmã me desejaram uma namorada no ano novo (meu pai foi além e me desejou uma em Ubá). Mas colocar meta de arrumar namorada na resolução é uma coisa muito Bridget Jones pro meu gosto. Deixa assim que tá melhor.
10 – Ver pelo menos 50 filmes no cinema – Nos meus anos mais a toa, já tive meta de 100 filmes, Isso dá quase 2 por semana de média. Trabalhando, 50 filmes já é bem agressivo. Mas amo cinema, e acho que vale a pena. Bater a meta 9 ajudaria em muito a bater também essa meta. E aí? Alguém afim de pegar um cineminha?

Além de todas essas, tenho uma meta extra, bi-anual, que é de comprar um AP pra mim até dezembro de 2013. Se isso acontecer ainda esse ano, a meta 7 está anulada, pois o dinheiro juntado será utilizado para pagar o AP né.

Bem, é isso aí! Nos vemos de novo em 2013

“O problema com o futuro é que ele continua se transformando no presente.” (Calvin)

Esse post foi publicado em Egoblog e marcado , , . Guardar link permanente.

24 respostas para Resoluções para 2012

  1. Feanari disse:

    Eu nem consegui me organizar ainda para fazer as metas deste ano, mas gostei das suas, Saitor! To torcendo pra vc conseguir!

  2. Nem eu consigo me organizar pra fazer metas, mas como a Feanari disse, adorei as suas. Tirando algumas como conhecer países(universitário é foda ):, principalmente agora que fiz uma mudança de curso, me distancio mais da minha formação) e dor nas cosas, espero cumprir umas resoluções que você fez também.

  3. Larissa disse:

    Ano passado eu terminei uma prova de 10k, esse ano eu e a Rossana vamos treinar pra São Silvestre! Vamo ae =)

  4. Paulinha disse:

    Gostei, boa sorte! Na meta 10 eu posso ajudar como companhia! Essa semana to enrolada com projeto, mas depois vou estar de boa, podemos marcar até na Barra msm 😉
    Quanto a meta dos livros, já que vc está lendo Guerra dos tronos, separe uns mais fininhos para compensar o mes antes e depois, pq quantidade não é qualidade! Vou ver se te cobro essa…

    • LPP disse:

      Paula o ruim é q eu já to com praticamente livros comprados suficiente pra bater as metas. Mas qto a de cinema to te ligando toda semana a partir da semana q vem então.

  5. Namus disse:

    Conhecer 3 novos lugares em 3 continentes diferentes? Isso é meta de ano novo ou objetivo de War?

  6. Sergio Borges disse:

    Luís Paulo,
    Sempre coloquei metas anuais pessoais na minha vida. Uma coisa bastante pessoal, só para mim. Este ano, resolvi escrever, porém só para mim, guardadas no meu celular.
    Gostei das suas e do fato de publica-las. Acho uma idéia para maturar, pois, realmente, aumenta a cobrança interna e isto é bom.
    Vamos ver, acho que nas do ano que vem, vou publicar. Sorte e vontade para você cumprir suas. Abraço.

    • LPP disse:

      Sérgio, eu mantenho algumas metas só pra mim tb pq tem coisas q nao queremos expor né. Mas pra mim, o maior beneficio das Resoluções é o momento q eu paro e penso: Oq eu quero pra mim esse ano? Nao é algo q fazemos sempre e ajuda em muito a nos lembrar e priorizar!

  7. Namus disse:

    Metas que vcs não querem expor? Como oq, ficar mais em contato com seu lado feminino?

    • LPP disse:

      Metas de trabalho, por exemplo. Vc nao vai querer colocar num blog uma meta de mudar de emprego né? Ou uma pessoal tipo ter um filho, pode ser algo q vc nao queira expor antes q isso de fato aconteça.

  8. Ana Claudia disse:

    Oi Tê, gostei das suas metas, a 9 gostei muito. Está na minha meta p 2012 ter uma nova cunhada! Esta tb conhecer novos países, principalmente se vc estiver morando nele kkkk! Espero q vc realize todos. Ótimo 2012 p vc. Bjs xau

  9. Cynthia disse:

    Fingol,
    Boa sorte com suas metas! Sobre a meta 2, eu te aconselho a virar membro do DAN ( http://www.diversalertnetwork.org/ ). É uma organização séria e importante para o mergulhador esportivo.
    Beijos,
    Cynthia

  10. Paulinha disse:

    Não entendi pq esse post subiu, se não tem metas de 2013!

  11. Paulinha disse:

    Ih caraca. to maluca… não subiu pq vc postou pouco mesmo 😛 tsc tsc tsc.;.. vi ele ali no meio e achei que era um update 😛

Deixe um comentário